Decoração, Dicas de mãe

Quartos Montessorianos – Tudo o que você precisa saber

83d6140879c0c5b35b35f5b958de04a2Olá mamães…Vocêm sabem o que é o método mentossoariano?

O método Montessori está na boca do povo, mas tá falado porque realmente funciona e trás bons resultados. Vamos aprender um pouco sobre o método?

  • Quem criou?
  • Porque foi criado?
  • Como funciona?

Montessori é o sobrenome de Maria Montessori (1870-1952), ela foi uma pedagoga, pesquisadora e médica italiana, a criadora do “Método Montessori” que revolucionou o ensino na educação infantil.

Método Montessori é o nome que se dá ao conjunto de teorias, práticas e materiais didáticos criado ou idealizado inicialmente por Maria Montessori. De acordo com sua criadora, o ponto mais importante do método é, não tanto seu material ou sua prática, mas a possibilidade criada pela utilização dele de se libertar a verdadeira natureza do indivíduo, para que esta possa ser observada, compreendida, e para que a educação se desenvolva com base na evolução da criança, e não o contrário.

Montessori escreveu que o desenvolvimento se dá em “planos de desenvolvimento”, de forma que em cada época da vida predominam certas necessidades e comportamentos específicos. Sem deixar de considerar o que há de individual em cada criança, Montessori pode traçar perfis gerais de comportamento e de possibilidades de aprendizado para cada faixa etária, com base em anos de observação.

A compreensão mais completa do desenvolvimento permite a utilização dos recursos mais adequados a cada fase e, claro, a cada criança individualmente.

Um resumo bem sucinto do que é o método montessoriano (ou método montessori) é providenciar materiais para que a criança aprenda por ela mesma, através da curiosidade. Para isso devemos deixar tudo isso a disposição e a altura da criança para que ela explore sempre que achar necessário.

Temos aqui no método ” Montessori” temos:

  1. Providenciar material para as crianças
  2. Deixar esse material à altura delas
  3. Deixarque a criança explore a vontade

Como decorar o quarto da criança com o método Montessori

Antes de nos vermos loucas procurando a decoração mais sofisticada para o quarto das crianças nós deveríamos buscar outras opções de decoração mais adaptadas à idade e às características da criança ou bebê.

A criança que cresce numa habitação Montessori é mais livre, com uma maior rapidez no aprendizado, que aprende experimentando e que conta consigo mesma muito antes das outras crianças. Vale a pena levar em conta esse tipo de decoração para o quarto da criança, que, além do mais é mais econômica e natural.

– A cama. A cama é um dos elementos principais do quarto das crianças. Os quartos decorados segundo o método Montessori se esquecem dos berços ou camas que convertem as crianças em totalmente dependentes do adulto no momento em que desejam se movimentar. Por isso, propõem camas rentes ao chão para que a criança se deite e se levante sem necessitar da ajuda de ninguém.

– As cores. As cores de um quarto Montessori devem ser aconchegantes, que promovam a tranquilidade e a harmonia neste espaço tão pessoal em que a criança irá passar muitas horas. Esta utilização da cor se verá refletida numa melhor qualidade de sono do bebê ou da criança.

– Móveis. Os móveis de um quarto com decoração Montessori devem ter um tamanho adaptado ao bebê ou à criança, o que implica que deverão ir se transformando na medida em que cresçam. A idéia é que a criança tenha todas as suas coisas ao alcance das suas mãos e possa dispor delas segundo vão crescendo.

– Piso. O piso do quarto (chão) tem especial atenção num quarto Montessori, que deve ser o mais aconchegante possível e livre de objetos para que a criança caminhe descalça todo o tempo que desejar.

– Brinquedos. Os brinquedos devem estar ao alcance das crianças, sem que necessitem pedir ao papai ou à mamãe um ou outro brinquedo. O experimento pessoal é a chave para o desenvolvimento físico e intelectual da criança e por isso não devemos colocar obstáculos à sua curiosidade.

– Paredes. O método Montessori recomenda colocar espelhos e quadros pelas paredes do quarto da criança a uma altura adequada para que ela possa observar a si mesma. Já foi comprovado que uma decoração com quadrinhos e figuras percorrendo o quarto estimula a criatividade das crianças, assim como sua capacidade de observação.

 

Gostaram do post? Sempre teremos mais posts legais!!! bjos

Vejam abaixo alguns modelos lindos de quartos Montessorianos para a gente se inspirar:

6 comentários em “Quartos Montessorianos – Tudo o que você precisa saber”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s