Dicas de como lavar as roupas do bebê

Se tem uma coisa que me deixava preocupada era como eu ia lavar as roupas do Théo. Eu nunca havia lavado nenhuma roupa de bebê antes e sabemos que precisa de alguns cuidados específicos, mas pesquisando bastante e recebendo algumas dicas de mães já experientes consegui tirar de letra, e por isso gostaria de compartilhar com vocês para que não passem por apuros. O ideal é começar a lavar as roupas do bebê a partir do sétimo mês de gravidez, para evitar surpresas, vai que a criança nasce e ainda não está tudo arrumadinho, isso quase aconteceu comigo quando o Théo queria nascer antes dos 8 meses.

Como moro em apartamento com lavanderia super pequena, resolvi fazer um kit para ter tudo do Théo bem separado:
– 3 baldes (para dividir as roupas claras das escuras, e colocar alguma de molho caso precisar)
– 1 cesto para guardar a roupa que deve ser passada e outro cesto para guardar a roupa suja.
– sabão próprio para bebê ou sabão neutro. Eu sempre usei o sabão de coco líquido OLA baby, Coquel, sabão Ruth care baby, e uso agora depois dos 6 meses uso o OMO PURO CUIDADO.
Antes de começar o processo de lavagem não podemos esquecer de tirar todas as etiquetas.

A lavagem é muito simples, como as roupas são novas elas na verdade só estão com poeira, então não é nenhuma lavagem pesada. Uma dica caso queira colocar na máquina de lavar, é colocar dentro de fronhas ou saquinhos específicos para máquina e colocar na função mais leve, mas há muitas mães que preferem lavar tudo na mão, fica a critério de cada uma.

Como Lavar:
– Colocar todas as roupas separadas por cor de molho nos baldes seguindo a recomendação do que sabão que você está usando. É importante diluir o sabão corretamente e manter somente o tempo indicado no molho (normalmente 15 minutos).
– Esfregar as roupas que ficaram no molho, não precisa esfregar muito porque essas roupas estão apenas empoeiradas.
– Enxaguar a roupa. A roupa deve ser enxaguada em água abundante, esse é o passo mais importante. Quando a roupa fica com resíduo de sabão ela fica com o seu tecido mais rígido e, além disso, o resíduo pode causar alergia no bebê.
– Secar as roupas em lugar com bastante ventilação. Assim que as roupas secarem, elas devem ser retiradas do varal para não pegarem poeira.
– Guardar as roupas secas no cesto do bebê para que sejam passadas.
– Passar as roupas do bebê em temperatura alta e sempre pelo lado do avesso.
– Depois de passadas, guardar as roupas em lugar bem fechado para que não peguem poeira. O ideal é guardar naqueles sacos a vácuo e só pendurar no armário do bebê quando estiver mais perto dele nascer.

Algumas Dicas Gerais:
– Resíduo de sabão também podem deixar as roupas com um cheiro forte e muitas vezes desagradável, eu gosto de diluir o sabão bem, e só depois colocar a roupa, assim evita que fica resíduos nas roupas.
– Não usar produtos comuns que usamos para adulto. Esses produtos têm muito cheiro e mais química, alguns pediatras aconselham inclusive somente sabão neutro para bebês.
– Evite torcer muito a roupa para elas não ficarem muito marcadas, qualquer coisa torçam as roupas com ajuda de toalhas, mas as toalhas também tem que ter passado pelo mesmo processo de lavagem das roupas do bebê.